Inaugurado em 31 de dezembro de 2010, na Cidade Nova, o Centro De Operações Rio integra 30 órgãos que monitoram, 24 horas por dia, o cotidiano da cidade. No órgão, estão integradas todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Além das informações em tempo real das concessionárias e órgãos púbicos, o Centro de Operações capta imagens de 560 câmeras instaladas por toda a cidade. Todos os dados são interconectados para visualização, monitoramento e análise na Sala de Controle, em um telão de 80 metros quadrados. Na Sala de Crise, equipada com outra tela, de videoconferência, é possível se comunicar com a residência oficial do prefeito, na Gávea Pequena, e com a sede da Defesa Civil. O processo permite atuar em tempo real na tomada de decisões e solução dos problemas.

São mais de 400 profissionais que se revezam em três turnos no monitoramento da cidade. Em caso de ocorrência, é possível acionar rapidamente os órgãos competentes para cada tipo de situação.
As duas primeiras fotos(à esq) foram feitas na restrita Sala de Crise, onde o Prefeito comanda as operações em casos graves na Cidade.

Agradeço a gentileza do convite ao amigo Dario Marques, coordenador do setor. 
Aproveitei a oportunidade para sugerir que, futuramente, os animais sejam chipados e os resgates agilizados, diminuindo os sofrimentos deste seres indefesos.

Em 10/4/2015.