A espécie da grande aranha-raposa (Alopecosa fabrilis), listada em vermelho como “criticamente ameaçada”, foi avistada pelo especialista Mike Waite, do Fundo de Vida Selvagem de Surrey, no Reino Unido, pela primeira vez em 21 anos. O aracnídeo foi encontrado em uma área do Ministério da Defesa administrada pelo Fundo de Conservação de Anfíbios e Répteis.
Após dois anos de buscas, Waite se deparou com vários machos maduros e uma fêmea da grande aranha-raposa, que tinha 55 milímetros, incluindo as pernas, além de alguns filhotes imaturos não identificáveis. O próximo passo agora do estudo dele é avaliar o tamanho da população.
O Fundo de Vida Selvagem de Surrey divulgou a novidade no final de outubro, informando mais detalhes sobre a espécie, cuja última observação foi registrada em 1999. Ela só havia aparecido em três locais no Reino Unido: duas áreas em Dorset e uma no próprio condado de Surrey.
Segundo o comunicado, a grande aranha-raposa cava tocas ou buracos sob pedras e troncos e fazem uma toca forrada de seda como refúgio para o inverno. Além de ameaçada, ela é principalmente noturna. Por isso, Waite enfrentou ainda mais dificuldade para localizá-la.
Com excelente visão, camuflagem e velocidade, a grande aranha-raposa (Alopecosa fabrilis) é uma das maiores aranhas da família de aranhas aranha-lobo (Lycosidae).
Os cientistas consideram-na um “predador oportunista” que caça à noite, agindo como um lobo ao perseguir sua presa. Ela se locomove “em terreno arenoso, sobre cascalho e pedras antes de atacar e capturar insetos na corrida”, descreve o órgão do condado de Surrey.
Ao imobilizar as presas, que podem ser insetos como besouros, formigas e aranhas menores, a grande aranha-raposa injeta um veneno para liquificar seus órgãos internos. Para se alimentar, usa seus fortes apêndices frontais, chamados de quelíceras.
“Não apenas incrivelmente ágil e de corrida rápida”, descreve a publicação, “a grande aranha-raposa tem excelente visão panorâmica fornecida por oito olhos negros em sua cabeça, ou cefalotórax”, sendo dois grandes no topo, outros dois à frente, e quatro menores numa fileira acima da boca.
Fonte: Jornal Extra – 24/11/2020.
Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/animais/especie-de-aranha-ameacada-vista-pela-primeira-vez-em-21-anos-no-reino-unido-24763388.html
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.