Estive hoje(8), acompanhado do Coordenador de animais marinhos da Comissão, Luiz Albuquerque, participando de uma reunião com as líderes do Grupo Sea Shepherd, Carolina Castro (presidente) e Nathalie Gil(Diretora Executiva), no navio Ocean Warrior, ancorado na Marina da Glória.

O objetivo foi de apoio e construção de parcerias com o grupo que trava verdadeiras batalhas na proteção dos animais marinhos nos vários oceanos.

Agradeço a gentileza do convite e o carinho que me foi dispensado pela tripulação. Foi uma emoção indescritível.

A instituição

A Sea Shepherd é uma organização internacional sem fins lucrativos de conservação da vida marinha.

Fundada em 1977, a missão da Sea Shepherd é defender, conservar e proteger a vida marinha e ecossistemas marinhos.

A organização usa táticas inovadoras e não violentas de ação direta para investigar, documentar e agir quando necessário para expor e confrontar atividades ilegais nos oceanos.

Salvaguardando a biodiversidade de nossos delicados ecossistemas marinhos, a Sea Shepherd trabalha para garantir a sobrevivência dos oceanos para as futuras gerações

No Brasil, a Sea Shepherd atua desde 1999 e atualmente tem importantes campanhas em atuaçâo, como a Expedição Boto da Amazónia, para a implementação de um estudo da população dos botos cor de rosa e tucuxi. Esta campanha tem como objetivos aprofundar o conhecimento da preservação da espécie, disseminar conhecimento a partir de engajamento educacional com comunidades locais, e expandir a conversa para o Brasil e o mundo; e a Operação Ondas Limpas que já está presente em 7 (sete) Estados e crescendo, organiza mutirões de limpeza de praia e fundo de mar (via mergulho) para remover o lixo marinho de praias e rios, educar e conscientizar pessoas sobre consumo e descarte responsável.

A embarcação

O Ocean Warrior é um navio-patrulha desenvolvido para o combate à pesca ilegal no Hemisfério Sul. Com 50 metros de comprimento e 9 metros de largura, a embarcação é registrada em Amsterdã (Holanda) e atua em alto mar com expedições junto a autoridades governamentais e intergovernamentais de diversos países. Entre as ações realizadas estão fiscalização de pesca ilegal; denúncia de pesca predatória; matança de baleias e golfinhos por bycatch, ou seja, capturados, de certa forma, acidentalmente durante a pesca, entre outras atividades de proteção aos oceanos.

A bordo são servidas apenas refeições veganas.

. Conheça A She Shepherd: http://www.seashepherd.org.br

. Clique para ampliar as imagens.