A carroça ou charrete é o meio de transporte mais antigo do mundo. Ela era, e ainda é usada como um meio de deslocamento de cargas ou entulhos, sendo mais comum nas cidades rurais, cidades de interior, ou, até como meio de atração turística em cidades ditas como imperiais. Os animais de tração, são, em sua maioria equinos (cavalo, mula, jumento, asno, etc),  usados como ferramenta de exploração animal para essas finalidades.

A maioria das pessoas desconhecem as condições que esses animais são tratados por seus tutores, normalmente passam suas vidas carregando peso além do que podem suportar, expostos ao sol, chuva, sem alimentação adequada e muitas vezes sem água, são torturados, espancados, humilhados, são verdadeiros “escravos da dor”, e é por isso que a CPDA- OAB se dispôs a revelar para a sociedade as verdadeiras condições destes animais que imploram por ajuda.

São diversos os problemas e sequelas que definem a tração animal, entre eles colunas vertebrais tortas, patas danificadas, bocas feridas, deformidades, exaustão, estresses, mortes, etc.

Visando o bem estar animal, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ estará lançando a campanha “Petrópolis sem Tração Animal”.

No dia 7 de outubro de 2018, juntamente com as eleições, acontecerá o Plebiscito em Petrópolis e o petropolitano, além de votar para presidente, governador, senador e deputados, votará na mesma ocasião se deseja ou não o Fim da tração animal na Cidade.

Este Plebiscito foi obtido depois de muitas articulações e sem sombra de dúvida será um fato inédito no país, conforme as próprias palavras do presidente da comissão Reynaldo Velloso.

O Plebiscito em Petrópolis se aproxima e estamos todos juntos na libertação, na defesa jurídica e na mobilização contra este absurdo, vamos tornar a cidade de Petrópolis um exemplo para as outras cidades brasileiras e acabar de vez com o fim da exploração animal.

QUER SABER MAIS? CLIQUE NO LINK E FIQUE POR DENTRO DOS DEBATES SOBRE O ASSUNTO.
http://www.oabrj.org.br/noticia/113612-cpda-joga-luz-sobre-o-sofrimento-de-animais-de-tracao

Fonte: Portal Patas e sentimentos  –  27/8/2018.

Disponível em: http://www.projetopatasesentimentos.com.br/tracao-animal-campanha-petropolis-sem-tracao