Proprietários foram conduzidos por policiais para prestar esclarecimentos. Ação também contou com Subsecretaria de Bem-Estar Animal e Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.

No dia seguinte do fechamento de um canil ilegal no Grajaú, na Zona Norte do Rio, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ definiu o local que abrigava cerca de 60 animais como o “canil do terror”, por causa das condições insalubres em que os animais eram mantidos.

“Tinha um canil específico para fêmeas grávidas. Das sete grávidas, duas estavam entrando em trabalho de parto naquele momento. Tiveram que ser recolhidas e levadas para o abrigo Casa de Lázaro, onde provavelmente deram à luz a vários filhotinhos”, explicou Reynaldo Velloso, presidente da comissão.

Os proprietários do local foram conduzidos por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para prestar esclarecimentos.

A ação também contou com agentes da Subsecretaria de Bem-Estar Animal e da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa). As equipes também constataram a falta de higiene e encontraram animais confinados em espaço insuficiente onde fezes, urina e ração ficavam misturados. Alguns dos animais tinham tumores aparentes e outros sem um dos olhos.

O local foi interditado também pela falta de licença sanitária para operação e de certificados de vacinação dos cães. “Mas o pior de tudo foi encontrarmos animais mantidos em espaços sem iluminação e sem ventilação, em um ambiente de muita sujeira e riscos à saúde pública”, destacou o veterinário Anderson Borges, do Centro de Controle de Zoonoses.

Os animais resgatados passarão por exames e por castrações. Depois, eles devem ser colocados para adoção.

“Vida não se vende. Se não tivéssemos esse comércio de compra de animais, as pessoas deveriam adotar nos abrigos. Lá eles têm animais saudáveis, castrados, vermifugados, sem nenhum tipo de doença. Não compre, adote”, finalizou Velloso.

Fonte: Portal G1/Jornal Bom Dia Rio – TV Globo  –  15/8/2019.

Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/08/15/canil-do-terror-diz-presidente-de-comissao-da-oab-rj-sobre-local-fechado-pela-policia-na-zona-norte-do-rio.ghtml?fbclid=IwAR1VHvd2IN5wgsmVASEuAnYKQmVboq-zqoYCLbsIDlKwR1G5rjdaHO6KeBY