Foi aprovada na Câmara Municipal de Petrópolis, a instauração de uma comissão especial para estudar a substituição das charretes por outro meio de deslocamento turístico. A primeira reunião do grupo será nesta terça-feira, 31, às 11h, na Câmara Municipal. A OAB/Petrópolis e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da Seccional participarão do encontro.
Segundo o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, os custos dos equinos são superiores aos de manutenção com veículos elétricos. “Na utilização de animais, estes profissionais tem que prestar contas à fiscalização com vacinas, tratamentos, alimentação adequada, verificação de maus-tratos, acompanhamentos constantes e trocas quando o cavalo estiver sem condições de continuar. Devemos acabar com o paradigma de que charrete é uma questão cultural e turística. Muito pelo contrário. Hoje em dia o respeito pelos animais avança de forma concreta e em breve a conscientização da sociedade não aceitará mais este transporte”, disse Velloso.
Em maio, a CPDA garantiu a substituição dos cavalos de Paquetá por carros elétricos. Os animais foram recolhidos e encaminhados para a fazenda modelo municipal, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde há um Centro de Proteção Animal.
 Fonte: Portal da OAB/RJ – 30/5/2016.