A ação, realizada pela Comissão de Defesa dos Animais da OAB/RJ em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Policia Civil e a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, aconteceu nessa quarta-feira (14) no Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro.

No local foram encontrados cerca de 60 animais. Entre os animais encontrados no local havia 1 jabuti, 4 galinhas, 1 galo e alguns pássaros, além de cães.

O Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Dr. Reynaldo Velloso, que esteve presente durante toda a ação, informou que em um dos canis havia fêmeas gravidas em condições insalubres, incluindo duas já em trabalho de parto que foram recolhidas para um abrigo com o objetivo de poderem ter seus filhotes em um local limpo e adequado.

Os animais foram encontrados em canis sujos, com fezes e urinas.

Segundo informações de Velloso, todos os animais foram encaminhados para abrigos onde terão todos os cuidados necessários para sua saúde e bem estar.

O Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, em entrevista sobre este episódio, defendeu a adoção de animais: “Os animais dos abrigos, os cães, os gatos, eles estão vacinados, castrados, vermifugados, não tem nenhuma doença e são grátis”, e acrescentou: “vida não se vende, melhor que comprar é adotar”. Os animais resgatados serão colocados para adoção.

No local foi constatado o crime de maus-tratos e os proprietários do Canil, presentes durante a fiscalização, foram conduzidos à delegacia de polícia para prestarem esclarecimentos.

Fonte: Portal Gazeta Expressa – 16/8/2019.

Disponível em: https://fotografei.com.br/GazetaExpressa/2019/08/15/defesa-dos-animais-fecha-canil-no-rj/?fbclid=IwAR2R2M1oEdJ6fxLxZ5za95JF6O5U1iyg-_d4xS9A8NQwDr8vH5fBdpYo-L4#.XVWKgAv2aE4.facebook