Artistas estão se mobilizando nas redes sociais contra a exploração de cavalos em charretes no Centro Histórico de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A manutenção ou extinção do uso desses veículos de tração animal será decidida em um plebiscito realizado durante as eleições amanhã.

As atrizes Nathalia Dill, Heloísa Perissé, Betty Gofman, Paula Burlamaqui e Letícia Spiller e os atores Otávio Muller e Rômulo Arantes Neto se posicionaram, em vídeo, contra as charretes e pediram a substituição desses veículos por carros elétricos, a exemplo do que foi feito na Ilha de Paquetá.

Amanhã, ao participar das eleições, o morador de Petrópolis decidirá, primeiro, em quais candidatos votará e, em seguida, responderá à seguinte pergunta: “você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?”. O eleitor terá que optar por digitar o número 1, a favor da exploração animal, ou o número 2, contra. O resultado será divulgado junto com o das eleições. Os 243.659 eleitores da cidade decidirão sobre o destino de 39 cavalos explorados para puxar as 13 charretes cadastradas na Prefeitura.

Em vídeo, Paula Burlamaqui lembra que o fim da tração animal não vai acabar com o turismo, que será feito por meio de carros elétricos. “A diferença é que os cavalos vão poder finalmente descansar”, explica. As informações são do portal O Globo.

A ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal já se dispôs a abrigar os cavalos e dar a eles os cuidados necessários caso a tração animal venha a ser proibida em Petrópolis. Um documento assinado entre a entidade e o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Velloso, estabeleceu as responsabilidades nos resgates dos animais, incluindo o compromisso da ONG de receber os animais e oferecer a eles acompanhamento veterinário, boa alimentação e espaço adequado. Segundo Elizabeth MacGregor, diretora da entidade, o movimento contra o sofrimento e a exploração dos cavalos tomou grandes proporções.

Fonte: Portal da semana  –  10/10/2018.

Disponível em:

Fim das charretes: um sonho de Petrópolis