Ministério Publico Federal e a prefeitura do Rio de Janeiro terão nesta quinta-feira uma audiência de conciliação para tentar  reabrir o zoológico até o início do carnaval.

O zoológico mais antigo do Brasil foi lacrado no dia 14 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, por não apresentar condições de bem estar dos animais.

De acordo com o procurador do Ministério Público Federal no Rio, Sergio Suiama, as negociações já estão avançadas. Segundo o procurador, os problemas no zoológico são antigos.

A prefeitura afirmou que as obras emergenciais já começaram e espera que o espaço seja liberado antes de sábado de carnaval.

O zoológico do Rio de janeiro deve passar por grandes mudanças em breve. O parque vai ser privatizado. O edital de concessão foi publicado na semana passada e a licitação termina no dia 25 de fevereiro.

Nesta semana a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB se reuniu com uma das empresas interessadas. O presidente da comissão Reynaldo Velloso, defende um transformações radicais.

De acordo com o edital, vai ganhar a concessão a empresa que pagar maior valor para a prefeitura. O vencedor terá que repassar 10% do faturamento para o município.

O investimento mínimo previsto no espaço é de cerca de  R$ 66 milhões de reais. Com a mudança, o ingresso do zoológico deve subir ainda mais. Até o ano passado a entrada era seis reais a inteira. Hoje custa 10 reais.

De acordo com a licitação, a empresa vencedora poderá cobrar até 15 reais no primeiro ano, 25 no segundo e 35 reais após 2018. O valor também será reajustado a cada ano conforme a inflação.

Fonte: Empresa Brasileira de Notícias – EBC  –  28/1/2016.

Link do áudio da entrevista/matéria: http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-01/futuro-do-zoologico-do-rio-sera-definido-em-audiencia-de-conciliacao-nesta