Os membros da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ tem visita marcada para esta segunda-feira (3) ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, local onde também está localizado o Museu Nacional, que ao final da tarde do último domingo (2) foi destruído por um incêndio de grandes proporções. O objetivo da visita é observar a situação dos animais e descobrir se eles foram afetados pelo fogo.

A preocupação da comissão, no entanto, vai além dos animais aprisionados no zoológico. Isso porque a visita também irá verificar se o incêndio causou a morte de animais que habitam as proximidades do museu, como gatos que vivem no local devido ao abandono. As informações são do portal Fauna Comunicação.

Informações iniciais apontam que o zoológico não foi afetado pelo incêndio e não foram verificadas maiores complicações para os animais, que ao que tudo indica não inalaram fumaça, tampouco sofreram com estresse pelo acontecimento.

Resgates

Protetores de animais estiveram na Quinta da Boa Vista para observar a condição dos animais que vivem no entorno do Museu Nacional e resgataram dois gatos adultos e uma gata com dois filhotes, os quais a mãe amamentava no momento do resgate.

Os animais não estavam feridos, mas após serem levados ao veterinário foi constatado que a gata e os filhotes tiveram a visão afetada pela fumaça, além de estarem ofegantes.

Tragédia

O acervo do Museu Nacional – composto pelo resultado de pesquisas sobre arqueologia, invertebrados, paleontologia, além da parte histórica do Brasil, com registros desde o período imperial – foi destruído pelo fogo, o que resultou na perda de mais de 20 milhões de peças do acervo histórico nacional e internacional.

Não se sabe ainda qual foi a causa do incêndio. O presidente da CPDA/OAB, Reynaldo Velloso, afirmou que irá fazer uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) para que as responsabilidades sobre o caso sejam apuradas.

“Estamos diante de uma flagrante negligência com o patrimônio público”, disse Velloso.

Fonte: Portal 24 Brasil  –  3/9/2018.

Disponível em: http://www.24brasil.com/vida/oab-apura-se-animais-de-zoo-foram-afetados-por-incendio-no-museu-nacional/356804-noticias