Com mais de 60% dos votos, o Plebicito realizado no dia 07/10, no domingo de eleição, determina o fim das charretes com tração animal em Petropólis/RJ.

Esta que é uma das atrações turísticas da chamada Cidade Imperial, no Rio de Janeiro, atrai turistas de todo Brasil e exterior. Envolta em glamour, está uma atividade de exploração animal que levou, ao longo de décadas, muitos cavalos ao sofrimento, exaustão e até mesmo à morte.

A mobilização para o fim das charretes com tração animal é uma reivindicação de defensores e ONGs dos direitos animais, há anos, a qual recebeu representatividade pela OAB/RJ, particularmente na pessoa do Dr. Reynaldo Velloso. A partir de campanhas virtuais e fóruns promovidos pela entidade, o assunto passou a ser mais amplamente discutido e soluções apresentadas.

Com a aprovação dos cidadãos de Petropólis, através do Plebicito, está determinado o fim da tração animal, ainda assim, o projeto prevê que será preservada a cultura das charretes, que serão elétricas, a exemplo das usadas em Paquetá/RJ.

Conforme declaração do Dr. Reynaldo Velloso, os animais recolhidos irão ser encaminhados para o Fórum Animal (Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal), entidade que esteve envolvida diretamente na campanha, de maneira oficial.

Fonte: Blog Ação pelos Direitos dos Animais – 8/10/2018

Disponível em: https://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2018/10/plebicito-determina-o-fim-das-charretes.html?m=1&fbclid=IwAR3pJPkkFuHo6lSlTsNdaDyic5EwZf9muj__XjJPtHENCWp7zh4E1hUxWOQ