RIO – A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) vai receber uma ajuda emergencial da prefeitura que inclui medicamentos e materiais descartáveis e de limpeza. O socorro foi acertado nesta segunda-feira numa reunião entre a Secretaria municipal de Proteção e Defesa dos Animais e representantes da Suipa e da Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Em grave crise financeira desde a morte da sua presidente, Izabel Cristina Nascimento, a entidade foi que repassou ao município a lista de produtos necessários para a manutenção das suas atividades. Eles devem ser entregues até a próxima semana.

Com a morte de Izabel, o banco Itaú bloqueou a conta da Suipa. O presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB, Reynaldo Velloso, que participou da reunião ontem com o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais,Vinicius Cordeiro, entrou com uma ação para que a Justiça ordene a liberação da senha da conta. A Suipa, afirma ele, tem 143 funcionários, que estão há três meses com salários atrasados.

— Num primeiro momento, a prefeitura ajudará com material de limpeza e medicamentos veterinários. A Suipa arrecadou perto de 65 toneladas de ração no fim de semana. Parece muito, mas não é. São quatro mil animais, que consomem uma tonelada por dia. Mas, nesse momento, em vez de gastar com ração e medicamentos, a Suipa poderá pagar aos funcionários — afirmou Velloso. — A Suipa não é só abrigo, é hospital também. São 350 atendimentos por dia, e, para isso, tem que ter corpo clínico, além de canis limpos.

O advogado pediu ainda que a prefeitura ajude permanentemente não só a Suipa, mas outras instituições que atendem animais.

A secretaria informou que serão adquiridos 41 itens de medicamentos, 34 de materiais descartáveis e sete de material de limpeza. A relação foi proposta por Rachel Rocha, coordenadora Veterinária da Suipa. No domingo, o prefeito Eduardo Paes postou no Twitter que ajudaria a entidade, que fica em Benfica.

MUTIRÃO DE DOAÇÕES

No último fim de semana, a Suipa contou a com a solidariedade de cariocas, que foram até um posto montado na Glória, em frente à extinta Manchete, para doar ração aos animais. A campanha prosseguirá nos próximos finais de semana.

Velloso espera para hoje a decisão da Justiça sobre a liberação da senha da conta. Ele estima que a Suipa tenha pouco mais de R$ 100 mil no banco. A Suipa, que terá eleição no fim deste mês, está sendo presidida provisoriamente por Sylvia Rocha.

Fonte: Jornal O Globo – 6/9/2016.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-doara-medicamentos-material-de-limpeza-suipa-20058171