Ele já e estava entre nós há tempos, mas somente após as análises comparativas da morfologia e de DNA de 280 espécimes de eretizontídeos, uma equipe de biólogos foi capaz de aferir que há presença de uma espécie de ouriço com características distintas.

A nova espécie foi nomeada Coendou longicaudatus, (ouriço-de-cauda-longa) com duas subespécies: Coendou longicaudatus longicaudatus (na Amazônia) e Coendou longicaudatus boliviensis (no Cerrado e Pantanal).

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicado em outubro na revista Journal Of Zoological Systematics And Evolutionary Research.

As espécies foram classificadas baseadas em características da pele, crânio e cor, e por sequenciamento genético extraído de amostras de sangue.

A pesquisa também avançou na comparação entre as espécies para identificação, tornando o processo mais rápido e pratico. Ao longo do estudo, os biólogos notaram ser possível diferenciar as três espécies usando a coloração dos espinhos.

É um animal de médio à grande porte com hábitos arborícolas, noturnos e crepusculares. Entre as subespécies, o amazonense Coendou longicaudatus longicaudatus, tem uma coloração predominantemente marrom escura com uma mistura de branco na região dorsal, efeito da combinação de espinhos bicolores e tricolores.

A subespécie do Cerrado, o Coendou longicaudatus boliviensis, quase não tem espinhos bicolores na região média dorsal, a região apical dos espinhos tricolores é longa e esbranquiçada. A região média é bem curta e tem uma cor marrom clara. Os espinhos são longos, com mais de 10 cm.

O estudo faz parte da tese de doutorado do biólogo Fernando Heberson Menezes, da Universidade Federal do Ceará, que revisou toda a organização e classificação dos seres vivos do gênero Coendou.

Fonte: Portal Biologo.com.br  –  17/11/2021.

Disponível em: https://biologo.com.br/bio/nova-especie-de-ourico/?fbclid=IwAR0zEWoj3EysuT2m_zLpgP3QKu4yEdGjb5o4VsgUZwnrJaUzL9ekB1QCSHs