Imperdível a entrevista do Dr. Edward O. Wilson concedida à Revista Época.
O criador da Sociobiologia e único autor a ganhar um prêmio Pulitzer por um livro de biologia, explica sua nova tese sobre a seleção natural, resultado da tensão permanente nos seres humanos entre egoísmo e altruísmo.
Um dos maiores Biólogos de todos os tempos, descreve que a condição humana é produto da história, não apenas dos últimos 6 mil anos, mas de milhares de milênios.
“cerca de 2 milhões de anos atrás, na África, nossos ancestrais do gênero Australopithecus tinham uma dieta vegetariana. Aos poucos, como comprovam os paleontólogos, aqueles primatas foram tomando gosto pelo consumo de carne. A transição de uma dieta vegetariana para outra carnívora não poderia ocorrer em bando de caçadores que fossem sedentários…”
“A seleção individual tende a promover o egoísmo e o interesse individual … a seleção de grupo promove as características que fazem o grupo prevalecer, como a moral, o altruísmo, a coragem, a fidelidade e a lealdade”.

Em 11/4/2013.

Matéria completa disponível em: http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2013/03/edward-o-wilson-evoluimos-gracas-luta-do-bem-contra-o-mal.html