Com a vida ocupada que levamos, as refeições, muitas vezes, são feitas com pressa. Comemos rapidamente, entre uma atividade e outra, no carro, trabalhando em nossas mesas e assistindo à TV. Por causa disso, muitos de nós temos problemas de peso ou digestivos e mal sabemos o que estamos comendo.
A partir do momento em que cada um toma consciência de tudo que ingere, passa a se preocupar com fatores como o impacto ambiental, na saúde e nos animais.
A partir disso, adeptos do vegetarianismo e veganismo passaram a se importar e se informar mais sobre cada alimento que passam a ingerir, e a se preocupar se fazem bem ou não ao seu organismo.
O veganismo, por exemplo, é uma posição moral que se opõe à exploração dos animais não humanos ou, de outro modo, a prejudicá-los.
Na outra vertente, o vegetarianismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos.
Para esclarecer melhor estes e outros detalhes de uma alimentação eficaz, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais criou a Coordenação de Alimentação Consciente, que atuará com a finalidade de difundir uma alimentação mais saudável e sem o sofrimento dos Animais.
Nesta quinta-feira (9), o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, deu posse à Advogada Débora Vieira, como coordenadora do segmento.
Agora, além das Coordenações de Animais Domésticos, Silvestres, Marinhos, Exóticos, Animais e Religiosidade, Educação, Processual, Eventos, Resgates Especiais e Políticas Públicas, a CPDA-OAB/RJ contará com um foco mais detalhado no que se refere à alimentação e ética para com os animais.
Este tema já vem sendo trabalhado pela Comissão, mas agora queremos ampliar o debate e proporcionar esclarecimentos à população, disse Reynaldo Velloso.
A primeira Palestra da Coordenação já está agendada para o dia 30/1 de 17 às 20 horas, no Plenário da OAB-RJ, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube. Entrada gratuita.
Serão convidados especialistas no assunto. A Sociedade Vegetariana Brasileira também será convidada para participar do evento.
Fonte: Portal Fauna &  Flora – 10/1/2020.