Reynaldo Velloso também esteve reunido com o prefeito Bernardo Rossi

Na ocasião, ele elogiou a iniciativa do executivo em encerrar a tração animal

O presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, Reynaldo Velloso, conheceu a carruagem elétrica em teste em Petrópolis. Após o passeio realizado nesta quarta-feira (27.11), ele esteve reunido com o prefeito Bernardo Rossi elogiando a iniciativa da prefeitura em encerrar a atividade das charretes com tração animal. A decisão do executivo em substituir o modelo tradicional é inédita no país e entre os objetivos está o de estimular ainda mais o turismo. O fim do uso dos cavalos no transporte foi escolhido por 117 mil pessoas em um plesbicito realizado no ano passado.

“O fim das charretes com tração animal é o fim de um grande paradigma. Petrópolis se tornou uma grande referência para o país neste sentido. Agradeço ao prefeito Bernardo Rossi por essa iniciativa, de bastante coragem e de respeito pela causa animal”, destacou Reynaldo Velloso, destacando ainda a presença da diretora-presidente do Fórum Animal, Elizabeth MacGregor, neste encontro na prefeitura.

“Escolhemos conhecer a carruagem elétrica, mas sabemos que existem também outros veículos em teste. Petrópolis ficou ainda mais charmosa com essa mudança, aliando a tradição de uma cidade histórica e o bem-estar animal. O veículo é muito bonito e a recepção da população também foi positiva”, disse Elizabeth.

Após homologação do resultado do plebiscito pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade em março deste ano. “Petrópolis, mais uma vez, está saindo na frente. Como cidade turística, que tem no setor uma importante fonte de renda, termos um serviço como esse é muito importante, incentivando o setor. Atendemos o pedido da população, para o fim das charretes, mas o serviço vai continuar existindo”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

A comissão criada pela prefeitura com o objetivo de substituir as charretes com tração animal definiu que as carruagens elétricas serão autorizadas a funcionar no Centro Histórico. “O objetivo da comissão era substituir as charretes com tração animal. Dessa forma, respeitando a tradição cultural, histórica e turística, vamos autorizar a carruagem elétrica”, explicou Ellen Tardelli, assessora de projetos da PMP

“Realizamos oito testes e vimos a possibilidade de fazer um trabalho mais amplo, não só para atender o espaço em frente ao Museu Imperial, mas também os distritos, por exemplo. Mas isso será em um segundo momento, após a implementação da carruagem elétrica no Centro”, completou Ellen.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Baninho; o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio; o coordenador de Relações Institucionais, Roberto Júnior; o coordenador da Cobea, Renato Couto; e a diretora de turismo da Turispetro, Amanda Alvarez.

Fonte: Jornal Diário de Petrópolis – 28/11/2019.

Disponível em: https://www.diariodepetropolis.com.br/Integra/presidente-da-comissao-nacional-de-protecao-e-defesa-dos-animais-da-oab-conhece-as-carruagens-eletricas-174241?fbclid=IwAR2M91lKORYFmG0YJeUgOkUfvGkggiOGTDIPCxuf8vRl-fg9mZPc6jGrAyY

. Clique nas fotos para ampliar.