Assim como os humanos, os animais de estimação correm risco de contrair infecções por doenças respiratórias. Em Hong Kong, por exemplo, foi identificado um nível baixo do novo coronavírus em um cão, segundo confirmou um porta-voz do Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação do território da China.

Neste caso, o animal não apresentou sintomas. Mas, as doenças respiratórias comuns em cães e gatos no Brasil — como a tosse dos canis e o complexo respiratório felino — apresentam seus sinais, e os donos devem ficar em alerta caso seus pets comecem apresentar sintomas respiratórios.

— A tosse dos canis é muito comum entre os cachorros e é formada por uma associação de vírus e bactérias, cujo principal é a parainfluenza canina. O cão desenvolve febre, mal-estar e uma tosse muito constante, que dura mais de uma semana — explica o médico veterinário e virologista da Unigranrio, Alexandre Pina, que complementa:

— O complexo respiratório felino é muito prevalente em gatos. É uma associação de até três agentes infecciosos, entre vírus e bactérias. Ele causa espirro, coriza, mal estar e febre. Os animais podem ficar debilitados, mas normalmente há cura.

Os bichinhos de estimação também podem desenvolver quadros de pneumonia e asma — este último, principalmente, em gatos. O risco é maior nos dias secos e frios, característicos do inverno.

— A gripe do ser humano não passa para os pets, assim como as doenças respiratórias deles não são transmitidas para seus donos — afirma a veterinária Nathaly Ituassu.

De acordo com Alexandre, a gripe causada nos humanos pelo vírus influenza pode afetar suínos e equinos. Mas, até o momento, eles não afetam os caninos nem os felinos.

No caso do novo coronavírus, não há evidências de que o vírus do cão possa infectar seres humanos ou vice-versa.

— Os vírus são organismos capazes de sofrer mutações e rearranjos genéticos que possibilitam o surgimento de novos vírus e doenças. Portanto, não conseguimos prever o que pode acontecer no futuro. No passado, aconteceu de doenças serem passadas de animais para humanos. E nada impede que, no futuro, uma doença de humanos passe para os animais.

Fonte: Jornal Extra  –  29/2/2020.

Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/animais-tambem-podem-ser-infectados-por-doencas-respiratorias-saiba-como-evitar-24278776.html

. Clique para ampliar e ver as orientações.