Vídeo mostra formigas resgatando companheiras presas em teias de aranha. De acordo com especialistas, o comportamento já fora observado anteriormente e é comum entre os insetos.

Pesquisadores têm estudado o assunto desde 2015 e perceberam que as formigas não apenas libertaram suas colegas, mas destroem toda a teia — em uma das observações, os insetos levaram mais de duas horas para destruir a rede inteira. Além de engenhosidade, coragem é necessária por parte das formigas: cerca de 6% ficam presas ou são capturadas enquanto tentam resgatar as companheiras.

Os cientistas também descobriram que os insetos ignoram as teias vazias, o que sugere que o comportamento seja estimulado por sinais de socorro enviados pelas outras formigas. A observação abre precedente para estudos sobre as “atividades de resgate” em outras espécies, mas particularmente em insetos.

Assista o vídeo no meu Canal do YouTube, basta clicar no link abaixo:

https://www.youtube.com/results?search_query=Reynaldo+velloso

Fonte: Portal Revista Galileu  –  10/6/2019.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/06/formigas-destroem-teia-de-aranha-para-resgatar-companheira-veja-video.html?fbclid=IwAR1x3n_TnRpy4L4grdFjUriZPjmk8NYEBC2DZUnTsx6B9R3nBtiDnrdOR30

. Clique nas fotos para ampliar.