MINHAS HOMENAGENS A ESTE BRILHANTE JURISTA
Breve histórico:Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na turma de 1966, doutorou-se na Universidade de Paris em Direito Internacional Público (1970) e pesquisou mais tarde na Universidade de Oxford, onde foi eleito Honorary Fellow.
Em 1972, ingressou na carreira de Procurador da República, tendo chegado a subprocurador-geral da República em setembro de 1979. Professor na UFMG, na Universidade de Brasília, onde dirigiu a Faculdade de Direito, e no Instituto Rio Branco.
Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em 1983, quando completava 39 anos de idade.
Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral entre 1989 e 1990. Foi Ministro das Relações Exteriores, período no qual o Brasil preservou sua política de não alinhamento, abriu-se ao comércio exterior, liderou no plano regional a criação do MERCOSUL e preparou a conferência do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Em 1992 voltou ao STF, aposentando-se em 1997, quando foi eleito pelas Nações Unidas para um mandato de nove anos na Corte Internacional de Justiça. Ao final do mandato fixou-se em São Paulo, como advogado, lecionando ainda a Teoria do Direito Internacional nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Larissa foi uma aluna atenciosa.

Em 05/3/2013.