A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta segunda-feira, dia 27, às 17 h, no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB, na Avenida Marechal Câmara, 150/4º andar, o Seminário “ Esporotricose: a culpa não é do gato”.

O evento teve como finalidade  esclarecer a população sobre a real causa da doença. Veterinários especializados e Consultores Técnicos da Comissão,  estiveram presentes e orientaram nas formas de tratamento e prevenção da doença.

Além de debater o assunto, ficou registrada uma pauta específica, a Agenda Esporotricose, para ser encaminhada ao Poder Público, que consta de:

1)Ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento por parte do CCZ.

2)Inclusão no Programa de Saúde na Escola(PSE) de educação sobre guarda responsável e prevenção de zoonoses.

3)Autorização para veterinários de abrigos atuarem junto aos órgãos fornecedores de remédios e agilizarem as doações de medicamentos.

4)Maior participação do CRMV e ANCLIVEPA, com cursos, informativos e produção de materiais técnicos relativos a esporotricose.

5) Auxílios jurídicos e técnicos para a regulamentação de ONGs e Abrigos.

6) Inclusão efetiva de veterinários no NASF, o Programa de atendimento domiciliar.

7) Quem tiver interesse em enviar sugestões para serem incluídas na Agenda Esporotricose, tem até a próxima sexta-feira, dia 30, pelo  e-mail da Comissão: cpda.oab@gmail.com

Texto disponível em: http://mundofaunaflora.blogspot.com.br/2016/06/oab-foco-na-esporotricose-deve-ser.html

Em 28/6/2016.